Conheçendo a arte holandesa

O século XVII foi a época áurea da arte holandesa, principalmente na pintura, quando surgiram alguns dos maiores pintores do mundo. A arquitetura mostra todo seu esplendor em suas numerosas igrejas e torres. A literatura é pouco conhecida, pois poucas obras foram traduzidas, como também poucos são os compositores de renome. Entretanto, possui excelentes orquestras sinfônicas.

A Holanda mostra os contrastes que existem em sua arte, influenciada pelo modernismo e apegada às suas obras mais antigas.

No fim do século XVII, a Holanda tinha se tornado uma das maiores potências comerciais do mundo, o país crescia e os holandeses passaram a se interessar por arte. Como eram protestantes, não apreciavam muito os temas religiosos, como os países católicos, mas eram ricos e podiam comprar este tipo de arte. Apreciavam qualquer tema que lhes recordasse o seu modo de vida. Os pintores holandeses criaram um estilo característico durante o período barroco.

Muitos artistas holandeses especializaram-se em determinados temas, como cenas do lar ou das tabernas. A pintura que trata destes assuntos do cotidiano é chamada "pintura de gênero".

Entre seus pintores destacam-se: Rembrandt, Frans Hals, Jan Vermmer, Jan Steen, Hendrik Willem Mesdag, Piet Mondrian e Van Gogh.



Créditos

1 comentários:

Bruna Anselmo disse...

Holandeses, flamengos, alemães, os chamados pintores de Nassau, por não serem católicos, puderam facilmente dedicar-se a temas profanos, o que não era permitido aos portugueses. Em conseqüência disso foram os primeiros artistas no Brasil e na América a abordar a paisagem, os tipos étnicos, a fauna e a flora como temática de suas produções artísticas, livre dos preconceitos e das superstições que era de praxe se encontrar nas representações pictóricas que apresentavam temas americanos. Foram verdadeiros repórteres do século XVII.


http://www.historiadaarte.com.br/arteholandesa.html

Postar um comentário