FRANS J. POST


Nascido em Haarlen, Holanda (1612-1680), foi pintor, desenhista e gravador. Tinha 24 anos quando chegou ao Brasil, contratado por Nassau, permaneceria até 1644. Era irmão do arquiteto Pieter Post. Sua principal tarefa era nas novas terras do foi documentar edifícios, portos e fortificações. Destacou-se entre os pintores de Nassau: é considerado o primeiro paisagista a trabalhar nas Américas.

Foi autor de cerca de 150 obras, costumava pintar pequenas figuras para funcionar como pontos de atração nos quadros e deixa-los mais interessantes. Vários museus do mundo mantêm em seus acervos obras de sua autoria, no Brasil podemos ver a sua obra no MASP, em São Paulo e MNBA no rio de Janeiro.

Obras destacadas: A cidade e o castelo de Frederik na Paraíba; Paisagem Brasileira com nativos dançando..


Créditos

2 comentários:

Bruna Anselmo disse...

Pouco se sabe sobre a vida de Post antes de sua vinda para o Brasil. Frans Post pintou, nos sete anos que aqui esteve, 18 telas com temas brasileiros, retratando a topografia e as belezas naturais das províncias.
Os quadros "brasileiros" de Post aliam uma grande precisão ao imediatismo da descoberta.


http://www.areliquia.com.br/Artigos%20Anteriores/42Frans.htm

Thaisa Mello disse...

Entre as principais obras de FRANS J. POST, podemos citar: A cidade e o castelo de Frederik na Paraíba; Paisagem Brasileira com nativos dançando; Paisagem com Tamanduá; Mauritsstad e Recife.

Postar um comentário