PINTURA DE ECKHOUT


Gigantescas telas retratando danças de indígenas, mulheres negras e mamelucas, frutas, plantas e animais compõem o retrato do Brasil do século XVII nas pinceladas de um europeu. Mais precisamente um holandês, o pintor Albert Eckhout, que integrou a expedição científica do conde Maurício de Nassau, governador geral dos territórios holandeses no Brasil (1637-1644) durante a ocupação holandesa, que foi de 1630 a 1654.
A obra de Eckhout pode ser considerada o primeiro contato visual real de como era a população, a fauna e a flora brasileiras no século XVII, e influenciou os modos de ver, representar e pensar o continente americano. As representações sobre o Brasil, existentes até então, eram as fantasiosas gravuras provenientes dos relatos das expedições no país de Hans Staden (1547 a 1554) e Jean de Lèry (1556 a 1558). "Muitas dessas gravuras procuravam chamar a atenção para o grotesco e o primitivismo, enquanto que Eckhout tinha um grande compromisso com a realidade" diz Elly pesquisadora da Fundação Oscar Americano, com mestrado sobre o pintor na Holanda.



Créditos

3 comentários:

Bruna Anselmo disse...

Pouco se sabe sobre a vida pessoal de Albert Eckhout, mas com certeza sua passagem pelo Brasil e suas as obras são objetos de estudo, debates e controvérsias entre experts de todas as partes do mundo. As obras de Albert serviam para documentar a natureza, retratar figuras de nativos, habitantes do Brasil e originários da África, vegetais, animais, naturezas-mortas e outros trabalhos destinados mais à divulgação científica do que à decoração de ambientes.

http://www.soniasilva.com.br/figuras/Eckhout/eckhout.htm

Lívia Prado disse...

A arte Holandesa tem uma técnica de sobreposição de figuras que exigem recortes precisos e colagens sucessivas para a criação de volume na obra trabalhada. Um dos toques diferencial é que a beleza requer a aplicação de várias camadas de verniz para que o relevo da figura adquira um brilho semelhante a uma obra feita em porcelana.

A escolha de gravuras ou imagens é um dos processos iniciais fundamentais para a obra de arte holandesa, já que a riqueza de detalhes recortados, colados e envernizados engrandece o resultado final de beleza e criatividade.

http://gramadosite.com.br/cultura/noticias/gramadosite/id:17980

Thaisa Mello disse...

ALBERT ECKHOUT, nascido em Groninger - Holanda (1610-1666), foi artista e botânico, veio para o Brasil em 1637 e permaneceu até 1644, como pintor contratado por Maurício de Nassau. Dentre suas obras, destacam-se naturezas-mortas com frutas e legumes tropicais, representações dos tipos humanos que habitavam o país e costumes, ficou fascinado pelo o que encontrou no Brasil.

O Conde de Nassau freqüentemente ofereceu obras de Eckhout como presente à nobreza européia:

O rei da Dinamarca recebeu vinte pinturas retratando tipos brasileiros e naturezas-mortas.

O rei da França recebeu uma coleção de pinturas que foi usada para fazer tapeçarias, as chamadas “Tapeçarias das Índias” tornaram-se muito conhecidas e foram tão copiadas que os cartões originais se estragaram. Os trabalhos de Eckhout contribuem para que os europeus se interessassem pelo Brasil.

http://www.historiadaarte.com.br/arteholandesa.html

Postar um comentário