Frans Post



Tendo estado no Brasil sete anos apenas, de 1637 a 1664, Frans Post, estabelecendo-se em Harlem, de regresso à Holanda, dedicou-se exclusivamente à composição de paisagens brasileira em mais de quarenta anos de atividade artística. Os poucos quadros que pintou diretamente da observação da natureza do Brasil apresentam um colorido mais fresco e realista. Depois, na Europa, adotará um verde sombrio, que a mistura de betume fez enegrecer bastante com o tempo. Guardam contudo uma poesia penetrante: aquelas paisagens – escapadas de vale enquadradas entre árvores, coqueiros quase sempre, com a luz caindo a méis distância – e as figuras que as animam – escravos, senhores de engenho, sinhás – e as construções – casas-grandes de engenho, senzalas, capelinhas – já estão cheias. Como anotou Ribeiro Couto, do mistério na nossa nacionalidade.



fonte:
BANDEIRA, Manuel. Artes plásticas no Brasil. In: Poesia completa e prosa. Rio Janeiro: Nova Aguilar, 1985, p.645-646

1 comentários:

Bruna Anselmo disse...

Frans, pintor holandês, Chegou ao Brasil com Maurício de Nassau. Foi o primeiro grande artista a pintar paisagens brasileiras.
Após 1664, viúvo, Post levou uma vida obscura, entregue a excessos alcoólicos que terminariam por minar sua capacidade criadora. Como muitos quadros de Frans Post são assinados, e cerca de 40, além do mais, datados, não é difícil reconstituir-lhe a evolução estilística, entre 1637, primeira obra executada no Brasil, e 1669, última pintura datada. Post fez entre 200 e 300 obras, no decurso de uma carreira de mais de 40 anos.


http://www.pitoresco.com.br/brasil/franspost/franspost.htm

Postar um comentário