O Brasil exôtico visto pelos pintores holandeses


No Brasil colônia do século 17, sem máquina fotográfica, pintores europeus utilizaram sua criatividade para retratar um mundo que, para eles, era exótico, diferente.

Antropofagia

Na imagem podemos ter algumas idéias sobre como os europeus viam o Brasil e os povos que viviam aqui. A antropofagia (consumo de carne humana) se faz presente, de forma assustadora. É como se para os índios fosse tão comum carregar frutas num cesto quanto partes de corpos humanos a serem comidos. Hoje, entretanto, sabe-se que que a antropofagia não era assim tão corriqueira e, geralmente, fazia parte de rituais. Mesmo assim, era uma idéia assustadora para o colonizador.

A nudez dos índios

Assim como a antropofagia, a nudez era embaraçosa para os europeus. A maior parte dos grupos indígenas do território brasileiro, andavam nus - o que era um problema para o colonizador cristão europeu. Daí o motivo de a genitália da índia ter sido representada coberta por uma folha, da mesma maneira que eram representados Adão e Eva - uma indicação de que, para os europeus, o novo mundo era o paraíso.


Índia Tapuia, Albert Eckhout, 1641, óleo sobre tela



Créditos

2 comentários:

Alvaro Costa disse...

A arte Holandeza reinou no Brasil no inicio de 1624 quando os franceses tentaram invadir o brasil se instalando no nordeste, foi neste meio que a arte holandesa veio para o Brasil, eles pintavam os indios mas como sitado nno post acima eles sempre pintavam os indios com os orgãos genitais tampados pois para os Europeus a nudez era embaraçosa.

Thaisa Mello disse...

No século XVII, a colônia passava por transformações. A principal fonte de riqueza era a cana-de-açúcar e Portugal estava sob o domínio espanhol. Nessa época, aconteceu no Brasil a invasão holandesa no Nordeste: 1624 na Bahia e 1630, em Pernambuco. Os holandeses permaneceram por lá 24 anos. Vieram também muitos pintores da Holanda com a tarefa de retratar a paisagem e o povo brasileiro.

Postar um comentário